Buscar
  • Escola Koala

Brincar para aprender!

Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é o momento em que a criança está se desenvolvendo. Sabemos que criança sempre procura um jeito de brincar.




Por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (o papel de mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do faz-de-conta, permite à criança compreender o mundo á sua volta e ajuda organizar suas emoções.


É importante frisar que o brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e aprender.


É ao ar livre que a criança tem momentos de participação livre e ativa, nos quais ela tem oportunidade de tomar a iniciativa, subir nos brinquedos, pular obstáculos, pisar na terra e brincar com água.


A escola é o território do brincar, as crianças, brincando juntas podem vivenciar diferenças de todo tipo, aprender regras, compartilha e cada criança pode compreender seu lugar no grupo.


E importante que os pais permitam que o filho passe por todas as etapas do desenvolvimento, por isso vale lembrar que a “bagunça” faz parte desse processo de desenvolvimento e para trazer o aprendizado junto com a brincadeira esteja sempre por perto e promova a organização dos brinquedos no final da brincadeira.

“A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

Ivan Cruz


Profa Vania

15 visualizações

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala