Buscar
  • Escola Koala

Disciplina e limite na construção da educação infantil

Entenda como essas ações podem transformar o aprendizado e convívio da criança



Limite não é disciplina, limites estão relacionados a regras e disciplina é a educação construída a base do diálogo e das consequências das ações. Vale lembrar que disciplina não deve jamais ser sinônimo de agressão física ou verbal contra o seu filho.


As crianças são os adultos de amanhã, faz necessário investir em uma educação completa. E esse caminho normalmente é árduo e requer um trabalho consistente. Tanto os educadores, quanto os pais precisam estar alinhados para promover um trabalho seguro pois será necessário repetir muitas vezes a mesma orientação para a criança.


O limite precisa ser especifico com frases curtas e precisas como: - você precisa comer agora e brincar depois. Ao impor limites para uma criança é necessário falar com um tom certo de voz, sem gritar.


Para essa jornada ser assertiva, confira algumas dicas:

- Combinado e afeto: comece com o seu exemplo, cumpra o que foi combinado e priorize palavras de carinho

- Entenda cada fase do seu filho: as descobertas acontecem cedo e cada nova fase da infância essa curiosidade aumenta, portanto respeite cada fase

- Sem diversão: para demonstrar algum ato errado, experimente deixar a ausência de algum brinquedo da preferencia do seu filho ou impeça alguma atividade que goste muito e explique e perda temporária

- Permita que a criança participe de algumas atividades, como organizar os brinquedos, limpar o que bagunçou



O nosso papel, enquanto escola, é criar regras de convivência e de comportamento. Limite é amor e desde cedo as crianças necessitam receber regras já que enquanto educadores somos mediadores.

Profa. Karina Preter

18 visualizações

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala