Buscar
  • Escola Koala

Espelhamento de letras e números

Entenda como o processo de aprendizado funciona


Na medida em que as crianças se apropriam da escrita, é comum que espelhem letras e números. Conforme o avanço no processo de alfabetização, fica evidenciado que a escrita deve acontecer da esquerda para a direita.


Quando as crianças iniciam a escrita, as suas primeiras palavras ou números para os pais, a sensação é indescritível, é um processo de autonomia, um ritual de passagem evidenciando uma nova etapa na vida da criança. É uma gracinha ver aquelas mãos tão delicadas iniciando seus traços ao compor suas primeiras escritas, elas mostram-se portadoras de inúmeras experiências, desejos, anseios e dinâmicas particulares de aprendizado.


Vygotsky destaca que a escrita tem significado para as crianças. Desperta nela uma necessidade intrínseca e uma tarefa necessária e relevante para vida.

Algumas já estão lá por volta dos 7 anos e ainda mantém esta característica, e porque será que fazem isso?


Em primeiro lugar é importante ressaltar que espelhar letras e números é normal, pois a criança está em um processo de construção da escrita. A aquisição da escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível especifico de maturidade motora humana.


A maioria das crianças passa por uma fase de escrita em espelhamento, tendo geralmente ultrapassado esta dificuldade por volta dos 8 anos de idade.


Profa Fran

32 visualizações

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala