Buscar
  • Escola Koala

Ensinando seu bebê a dormir (em 7 dias) -parte 1

Atualizado: 27 de Ago de 2019

Que pai nunca passou por isso? chegar em casa exausto depois de uma dia de trabalho e não conseguir descansar, pois o recém nascido não consegue dormir?


Enquanto ele ainda está nos primeiros dias de vida, viver noites a fio sem dormir parece um preço razoável a se pagar.

Assim vamos por algumas semanas, mas depois de alguns meses, cada pai está fingindo que está dormindo e torcendo para que o seu parceiro tome a iniciativa e vá acalmar a criança.

Charles Schaefer, Ph.D, autor do livro Winning Bedtime Battles: Getting Your Child to Sleep [ganhando batalhas na hora de dormir: Fazendo seu filho dormir] (sem tradução para o português), afirma que a partir dos 3-4 meses a maioria das crianças já tem capacidade de dormir a noite toda, mas alguns pais acabam estimulando maus hábitos que vão permanecer por toda vida.

É muito importante ensinar hábitos saudáveis para a criança logo no início, tanto para a saúde dos pais quanto do bebê. Se seu filho já tem mais de 6 meses e ainda parece uma corujinha que não dorme a noite toda, este post é para você.


DIA 1: Comece uma rotina regrada

Muitas crianças acabam com seus dias e noites confundidos. Cochilando durante a tarde e acordando para brincar de madrugada. Mas, a partir de hoje consertaremos isto!

Segundo o pesquisador John Herman, Ph.D e diretor clínico do Centro de Problemas do Sono no Hospital Infantil de Dallas, "qualquer bebê pode ser ensinado a dormir corretamente desde o comecinho".


Acorde seu filho cedo amanhã e entre na rotina de sempre acordá-lo no mesmo horário. Posicione o berço perto da janela e deixe as cortinas abertas. "A Luz natural ajuda os bebês a organizarem o seu ciclo circadiano", diz o Dr. Herman. Deixá-lo dormir com as cortinas abertas também ajuda neste processo. "se ele acordar e ver que está claro, saberá que é hora de acordar. Ao acordar e ver que está escuro, aprenderá a voltar a dormir", explica o pesquisador.


Durante a noite, inicie algumas rotinas silenciosas, segundo a especialista Claire Lerner do Centro Nacional Para Crianças, Famílias e Bebês, de Washington D.C. Por exemplo, vista a criança com um pijama e já a coloque no berço de luzes apagadas. Logo antes de deixá-la, cante uma música ou conte uma história que ajude a criança a se acalmar e a treine com uma rotina. É hora de dormir!



Em seguida postaremos o DIA 2: A Prática faz a perfeição!



#berçário #criança #dormir #recémnascido #sono #bebê

55 visualizações

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala