Buscar
  • Escola Koala

O primeiro banho

Parabéns! o seu lindo bebê nasceu forte e saudável e agora vocês estão prontos para voltar para casa.


Mas... Ninguém explicou como e quando dar o primeiro banho?


Seguem as dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria:

O primeiro banho do recém-nascido, no hospital, deve ser retardado até todos os sinais vitais estarem estáveis. Não é preciso dar banho imediatamente após o nascimento e o vérnix caseoso (a camada de gordura que recobre a pele do recém-nascido) não deve ser removido.


Recomenda-se que a remoção do vérnix que não foi reabsorvido pelo organismo seja feita somente 24 horas após o nascimento.


ACIDEZ

A pele do bebê é ácida e esta acidez o protege contra infecções. O uso de alguns produtos pode alterar o pH (acidez), tornando a pele do bebê mais alcalina, e aumentando as chances de infecções, por isso é muito importante usar somente produtos que tenham sido feitos especialmente para bebês.

Ainda para não alterar o pH (acidez) , o banho do recém-nascido deve ser rápido, evitando o uso de substâncias que removam a camada de gordura da pele.


TEMPERATURA

Recomenda-se usar água fervida e resfriada até a temperatura do corpo (em torno de 36,5 °C), para não haver perda de calor. A temperatura ambiente deve estar em torno de 22 ºC.


O BANHO

Antes da queda do umbigo, recomenda-se um banho de bacia, sem mergulhar o bebê e cuidando para não molhar o coto umbilical. Não use sabonete nem detergente. Inicie a lavagem pelo rosto e pela cabeça e depois lave o resto do corpo. Não se deve esfregar a pele, para evitar lesões.

Após a queda do coto umbilical, e durante o primeiro mês do bebê nascido normal, o banho deve ser com água pura e três vezes por semana, exceto nos períodos de muito calor, nos quais é permitido banho diário para conforto do bebê, embora não seja obrigatório.


Se, por acaso, você quiser usar sabonete, deve sempre escolher um sabonete neutro, sem qualquer aditivo ou odor, para não alterar a função da pele.


Ao dar banho no bebê, tenha o cuidado de manter pelo menos uma das mãos segurando a criança, para evitar acidentes como queda ou afogamento. NUNCA deixe o seu bebê sozinho, mesmo se ele estiver em algum apoio. Diversos pediatras proíbem o uso de boias e colchões que flutuam, pois passam uma falsa sensação de segurança.

E aí? Está pronta para o primeiro banho? Comente e Compartilhe!


Blog da Koala, o Blog de quem gosta de crianças!


#educaçãoinfantil #criança

8 visualizações

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala