Buscar
  • Escola Koala

Ensinando seu bebê a dormir (em 7 dias) -parte 2

Atualizado: 27 de Ago de 2019

Que pai nunca passou por isso? chegar em casa exausto depois de uma dia de trabalho e não conseguir descansar, pois o recém nascido não consegue dormir?

No post passado começamos a aventura e mudamos a rotina diária do nosso bebê. O que você achou? Já tiveram melhoras?

Agora iniciaremos a parte 2 da nossa série.


DIA 2: A Prática faz a perfeição


Hoje construiremos encima da fundação da rotina que iniciamos ontem.

Se seu bebê ainda precisa de amamentação durante a noite, esta é uma boa hora de acentuar a diferença entre "dia" e "noite", explica o Dr. Robert Ballard, diretor do Centro da Saúde do Sono do Hospital Judaico Nacional, de Denver.

"Deixe as mamadas noturnas bastante relaxantes, com as luzes baixas ou apagadas. Evite de qualquer modo estimular o seu bebê", diz o médico.

"Durante o dia, faça das mamadas um ato de atividade. Faça cócegas em seus pés ou cante canções agitadas, para que a criança perceba a diferença."

Continue a prestar bastante atenção: O que acalma seu bebê durante a noite? "Um banho pode ser tranquilizador para algumas crianças, e revigorante para outras", diz Claire Lerner.


Você pode adicionar um pouco de estática, segundo Carl Johnson, Ph.D., pesquisador e psicólogo pediátrico na Universidade Central de Michigan, em Mount Pleasant. "A vibração de um ventilador ou ar condicionado ou um rádio fora de sintonia funcionam muito bem para muitos bebês. Além disso, você pode ir diminuindo com o tempo, quando a sua criança começar a dormir mais facilmente". Sem dependências.


DIA 3: O Choro começa


Prepare-se: Hoje começaremos a colocar seu filho no berço enquanto ele está acordado! "É a coisa mais importante que você pode fazer", diz Dr. Schaefer. "Se ele começar a dormir durante a amamentação noturna, por exemplo, estimule-o o suficiente para que os seus olhos estejam abertos quando você o colocar no berço". Claro, um pouco - ou até muito - choro pode começar.


No entanto, fique tranquilo, é mais duro pra você do que para o seu bebê. Pais tendem a achar que o choro de seu filho é algo agonizante e impossível de se escutar, faça uma nota mental e fique a repetindo: O resultado final: dormir! será bom para a família toda. "Supere o medo de que ignorar o seu filho enquanto ele chora causará algum dano psicológico", enfatiza o Dr. Schaefer. Se você cuida dele em todas as outras necessidades, isso não diminuirá em nada o senso de segurança da criança.


Você também não deve se preocupar em deixar um bebê pequeno chorar. Na verdade, quanto menor a criança, mais fácil será o processo. "Crianças mais velhas que 5 - 6 meses ficarão naturalmente irritados, pois você mudou as suas regras", afirma Dr. Schaefer. Já uma crianças de 3 meses não tem rotina, somente a que você criará. A Dra. Pamela High, diretora médica da Unidade de Desenvolvimento Infantil do Hospital das Mulheres e Crianças, em Providence, concorda que "com bebês mais novos, os pais pensam que o choro continuará para sempre, mas a verdade é que em bebês menores que 5 meses ,não passa de 15 ou 20 minutos."


Se uma batalha épica realmente começar, faça visitas periódicas ao seu filho e reassegure que você sim está lá. Planeje uma visita a cada 5 minutos na primeira noite. As visitas devem ser curtas: Não acenda a luz, e em seguida, pegue-o do berço, dê alguma distração ou uma mamadeira. "Se ele dormir com algum destes truques ele chorará por eles quando acordar ou na manhã seguinte, antes de dormir."


Em seguida postaremos o DIA 4: Pegue Mais Pesado


#sono #bebê #dormir #berçário #educar

22 visualizações0 comentário

Escola Koala

Berçário e Educação Infantil

(11) 3885-9625

(11) 3052-2911

(11) 93293-3126

Rua José Maria Lisboa, 568. São Paulo - SP

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Escola Koala